Quem Somos
Valorizar e difundir a cultura e as artes por meio do trabalho das potencialidades de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Essa é a razão que levou a Associação Cultural Arte e Vida – ACAV – a desenvolver o programa Gente em Primeiro Lugar, que oferece oficinas artístico-culturais diversificadas para crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos.
São 47 funcionários fixos e os cenários escolhidos são os bairros menos favorecidos da periferia da cidade, onde o programa oferece aos jovens a possibilidade do completo desenvolvimento de suas habilidades e capacidades, tornando-os mais hábeis para a convivência social saudável. Só em 2014, 57 bairros são atendidos, com oficinas em 74 locais diferentes.
Muitos bairros da cidade de Juiz de Fora não apresentam possibilidades, além da escola, gerando ócio e não contribuindo para a formação integral e o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Tal situação acaba por engrossar o número de pessoas envolvidas em problemas de natureza social, como gravidez precoce, envolvimento com drogas e atividades marginais, doenças sexualmente transmissíveis, subemprego e outros.
Nessas áreas é grande a concentração de pobreza e muito pouco o acesso à arte e cultura. Acreditando em uma saída viável e eficiente para a solução desses problemas, como o estímulo à atividade e a produção em torno da cultura e das artes, a Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, mantém o Programa “Gente em Primeiro Lugar” com o objetivo de atender essas crianças e adolescentes em situações de risco, a partir deste contrato, através da ACAV.